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10 práticas de um líder de alta performance.

Data: 15/09/2014

Eduardo Carmello - fala sobre tema da palestra do dia 30 de Setembro em Blumenau/SC

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 Líderes eficazes estão criando organizações inteligentes que utilizam seu conhecimento para criar vantagem competitiva sustentável. O líder sabe que o sucesso de uma organização inteligente depende da construção e da rapidez de aplicação do conhecimento, impactando e criando desejo de compra no cliente e engajamento em sua equipe, produzindo resultados acima do esperado

Esses resultados consistentes de Liderança não provém de Estilos ou da sua Personalidade e sim de práticas muito bem desenhadas e aplicadas pelos mesmos. Para garantir a aplicação e a performance do conhecimento estratégico, os Líderes utilizam 3 áreas de Atuação: Traduzir o caminho estratégico, Incorporar Valores e Capacitar Talentos. A partir destas 3 áreas, foram detectadas as 10 práticas de gestão fundamentais para o gerenciamento exemplar do Líder.

As 10 práticas de gestão mais impactantes para um Líder de Alta Performance são:

1 - Defina um objetivo claro

O líder antes de qualquer pessoa deve ter claro o objetivo a ser cumprido por sua equipe, isto envolve indicadores, metas, prazos e também orçamento, fazendo para si o maior detalhamento de informações possível. Tendo todos estes dados em mãos, pode então traçar estratégias para a equipe com foco maior na execução para o alcance destes objetivos.

2 - Comunique à equipe

Comunique à sua equipe de forma clara os objetivos a serem cumpridos sem deixar com que falhas na comunicação possam gerar dúvidas, comprometendo assim a realização do que foi proposto. Procure esclarecer o que não for entendido, traduzindo a linguagem de forma simplificada se for o caso.

3 - Deixe claro o que espera de sua equipe

Defina todas as regras, critérios, procedimentos específicos e expectativas de performance logo no início de cada projeto. Desta forma, cada um saberá antecipadamente o que estará sendo cobrado, reduzindo assim a probabilidade de frustrações ou desempenho abaixo do esperado.

4 - Priorize

Elimine ambiguidades de decisão ou de prioridades, foque em um objetivo de cada vez. Assim, à medida que as etapas forem cumpridas, novas prioridades deverão ser estabelecidas, não existindo então conflito de interesses que possam dividir a equipe, reduzindo o desempenho da mesma para o alcance de dois objetivos. Quando as prioridades e decisões são bem definidas, a concentração de esforços é orientada a uma única direção de forma inteligente garantindo resultados efetivos.

5 - Assuma seu papel de líder

Envolva-se e demonstre maior engajamento em seu papel de líder, esteja atento, dê o exemplo, tenha consciência de que você está representando a empresa. Inspire a confiança dos liderados, seja congruente entre o que fala e o que faz, garantindo assim uma liderança coerente e respeitada.

6 - Desenvolva sua equipe de forma singular

Um líder deve conhecer sua equipe, sabendo identificar as necessidades de cada integrante para que assim consiga promover maior engajamento, gerenciando o desenvolvimento de todos, de forma singular e justa, garantindo uma equipe forte e comprometida.

7 - Fique atento aos sinais de equipe

Para um líder é fundamental estar atento aos sinais da equipe e saber reconhecer quando as pessoas estão sobrecarregadas. A atitude diferencial, neste caso, será a de compreensão, apoio, confirmação e reconhecimento, sendo estes fatores decisivos e de suma importância que garantem a credibilidade necessária para a realização e entrega de alta performance, sem que haja desânimo ou falta de engajamento das pessoas envolvidas.

8 - Ensine

Esteja disposto, como líder, a exercer o papel de orientador e ensinar de diversas formas. Proporcione instrução, tire dúvidas, converse e dê apoio para melhorar o desempenho de novos procedimentos e tarefas.

9 - Promova um espaço de conhecimento

Construa um espaço de troca de informações e conhecimento onde todos possam se sentir à vontade para propor ideias, debater melhorias e sugerir ações para a resolução de problemas. Quando existe este espaço, as ações tornam-se mais efetivas, pois os envolvidos sentem-se mais atuantes e participativos no processo da construção do conhecimento.

10 - Verifique as ações

Verifique constantemente o curso das ações dos processos e atividades estratégicas. Quando existe este tipo de acompanhamento, os envolvidos sentem que podem contar com o líder como uma forma de apoio para o alcance dos objetivos. O acompanhamento também possibilita a identificação de falhas no processo de execução com maior antecedência e também o redirecionamento de ações quando estas forem necessárias.

Quando o líder sabe o que realmente espera de sua equipe e manifesta isso de forma clara, embasado em conhecimento, a todos os envolvidos, os relacionamentos melhoram, a ação fica mais eficaz e ajustada a estratégia, resultando em desempenho de alta performance garantindo assim, resultados extraordinários.


Eduardo Carmello - Diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, consultor e palestrante entre os 5 mais reconhecidos do país, segundo o Top of Mind de RH do jornal O Estado de S. Paulo. Autor dos livros Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor (2008, Editora Gente) e Supere: a arte de lidar com as adversidades (2004, Editora Gente).

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