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Meritocracia como modelo de desenvolvimento organizacional e profissional.

Data: 17/09/2014

Eduardo Carmello - Diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos Ltda

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Eduardo Carmello - Diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, consultor e palestrante entre os 5 mais reconhecidos do país, segundo o Top of Mind de RH do jornal O Estado de S. Paulo. Autor dos livros Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor (2008, Editora Gente) e Supere: a arte de lidar com as adversidades (2004, Editora Gente).

 

 

Empresas, funcionários, clientes e acionistas: Todos ganham

Meritocracia no mercado Corporativo pode ser considerado um modelo de Gestão que procura construir um alinhamento entre os desafios Estratégicos da Organização, a produção da excelência operacional e o engajamento e contribuição de seus funcionários para que os objetivos sejam realizados e as promessas que foram feitas sejam cumpridas. 

Meritocracia no Mercado Corporativo fomenta a orientação, engajamento, capacitação e premiação por mérito (do latim meritu, mérito e cracia, poder). Em síntese, é um esforço de Gestão que premia a apoia quem entrega o prometido, quem alcança as metas com ética e eficácia. Para a Organização, é um excelente modelo para alavancar o Desempenho Organizacional, mantendo e aprimorando a eficácia, reputação e credibilidade perante aos diversos interessados, como os clientes, colaboradores e acionistas. 

Para o funcionário em especial, é um modelo profissional que o ajuda no esclarecimento das expectativas de performance, no engajamento e retenção em função do sentimento de justiça, de produção de um trabalho com significado e da recompensa e reconhecimento de suas contribuições. O modelo também ajuda o funcionário a desenvolver suas competência e alavancar seu crescimento profissional

O modelo meritocrático nas Organizações é composto pelo esclarecimento da Identidade Organizacional, clareza dos principais objetivos, definição de metas alinhadas à estratégia, definição das expectativas de performance da empresa e de seus funcionários, orientação e acompanhamento das metas, avaliação e gestão do desempenho singular de seus funcionários, seguido de feedback constante, planos de desenvolvimento individual e um processo de capacitação que ofereça aos funcionários total condição para que possam alcançar os objetivos estratégicos.

 

A essencia do modelo é o crescimento organizacional e pessoal, mas muitos acreditam que gera a competição não saudável.

A essência do modelo não é gerar competitividade não saudável e sim crescimento organizacional e profissional, produtividades e engajamento dos Talentos, através do Senso de Justiça em relação ao esforço produtivo e entrega de resultados. No entando, o que constamos é que, não é exatamente o "Modelo" que gera essa competitividade não saudável, e sim a má gestão e operacionalização do modelo provocada pelos Gestores, que não utilizam seu tempo para produzir conhecimento e melhoria de desempenho nos seus funcionários. 

Em síntese, tal competitividade não saudável não é estimulada pelo Modelo e sim, na maioria das vezes, pelo próprio gestor que não é preparado para trabalhar com os objetivos essenciais do Modelo, citados acima. Sabem muito bem classificar Talentos, mas não sabem avaliar, acompanhar e principalmente, dar feedback construtivo e relevante que aumente o conhecimento e a capacidade de realização dos objetivos organizacionais.

 

A progresso geométrica da Meritocracia

A cada dia que passa, você constata empresas de diversos tamanhos e seguimentos que vão amadurecendo sua gestão e percebendo a importância do modelo meritocrático para a construção de empresas sustentáveis. Percebem que a meritocracia impacta positivamente na melhoria da análise e da tomada de decisões estratégicas, que se revelam mais coerentes e consistentes. E também para a Retenção, Orientação, Engajamento e capacitação dos Talentos da Organização.

 

 

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