ABRH SC | Regional Blumenau - Associação Brasileira de Recursos Humanos

Acesso do Associado



Recuperar Senha

People analytics

Data: 17/01/2017

O que é people analytics e como esse conceito pode melhorar o desempenho de seus colaboradores?

por Gabriel Santa Rosa 

people1MD.png

O uso adequado das informações é algo poderoso para a tomada de decisões nas empresas. Normalmente, quanto melhor é uma análise prévia feita pelo gestor, mais chances de sucesso suas decisões trazem. Em relação à gestão de pessoas, isso não é diferente: e é por causa de tal questão que as empresas vêm buscando formas de mapear comportamentos e condições que influenciem positivamente o desempenho de seus colaboradores.

Um dos melhores recursos para aperfeiçoar a performance da equipe é o denominado people analytics. Você sabe o que é isso? Leia nosso post e entenda como o conceito pode melhorar o desempenho dos colaboradores de sua empresa!

bigdatatrends100537349primaryMD.jpg

Big Data e BI no RH

O Big Data é uma expressão utilizada para fazer referência a uma grande massa de dados, que compreende volume e complexidade sobre uma série de operações. O uso de Big Data tem sido cada vez mais frequente nas empresas de todos os setores, graças ao uso apropriado de tecnologia: como é mais fácil integrar diferentes soluções e adquirir esses dados, o volume de informações para o gestor decompor e analisar aumenta substancialmente.

Já o chamado business intelligence – notabilizado na sigla BI – diz respeito, de certa maneira, ao uso dessas informações para as boas tomadas decisórias. Ao integrar Big Data e BI, dentro de sua empresa, torna-se possível cruzar dados, fazer análises e chegar a conclusões que são muito mais dispostas para que o gestor tome deliberações certeiras.

Embora seja muito comum o aproveitamento desses recursos para decidir sobre investimentos ou melhorias corporativas em geral, esses recursos também chegaram ao setor de RH. Nessa seara, o bom uso de informações para gerenciar os talentos, de uma maneira geral, passa a ser conhecido como people analytics.

 455071623MD.jpg

O papel do people analytics

Vale dizer que o people analytics consiste em obter e avaliar uma série de dados referentes ao comportamento dos funcionários, ou mesmo dos candidatos a uma vaga da empresa.

Na área de recrutamento, tal apreciação serve para cruzar e analisar uma série de informações fornecidas pelo aspirante ao cargo ou função, e obtidas do candidato de maneira a traçar um perfil determinado. De acordo com as necessidades e especificações da vaga que é oferecida, o candidato pode ou não se mostrar alinhado com o que a empresa deseja.

O uso dessa abordagem também pode existir no desenvolvimento dos talentos que já fazem parte da equipe contratada. Para isso, são mapeados os comportamentos e condições em que os funcionários se apresentam mais satisfeitos e mais motivados, de modo a conseguir repetir (ou estimular) tais condutas, em busca de resultados ainda melhores.

As vantagens do people analytics

O conceito de avaliar dados e informações sobre os funcionários em busca de otimizações traz vantagens diversas, sendo a mais evidente a retenção de talentos na empresa. Outro ponto é que, como a escolha é feita de forma adequada, existem menos chances de que o candidato errado seja escolhido para uma dada vaga — o que, de modo desfavorável, implicaria em um processo mais burocrático e na necessidade de reiteradas seleções de recursos humanos.

Entre os já contratados, o favorecimento da retenção acontece porque os funcionários ficam mais satisfeitos, motivados e possuem mais objetivos dentro da própria firma ou companhia.

Além disso, é bastante possível gerar impactos positivos no desempenho, tanto por identificar as condições que favorecem a produtividade, quanto pela alocação correta de talentos para as funções e projetos específicos. Essas informações ainda fornecem insights sobre a criatividade de cada colaborador, e como isso pode impactar direta e positivamente nos resultados – um vendedor mais criativo, por exemplo, tem mais chances de fazer negócios do que aquele que é estritamente metódico.

O uso do people analytics está cada vez mais fazendo parte da realidade das empresas porque é uma forma de melhorar a assertividade da gestão de pessoas. Para obter todos os benefícios que tal estratégia pode trazer, entretanto, é preciso contar com uma consultoria especializada, a fim de ajudar na análise desses dados e na melhor avaliação ou seleção de talentos.

Quais seus maiores desafios na gestão de pessoas e na obtenção de análise de desempenho de sua equipe? Comente e participe.


Artigo indicado por Marísia Raquel Cerrutti - ABRH Blumenau

Referências:  Revista HSM OSM Consulting  Forbes Search Data Management  IBM


Imprimir!  

Patrocinadores Standard

logolinkGG.png logopreviscGG.jpg
Todos os direitos reservados © 2017 - 2018 | ABRH Blumenau - Rua XV de novembro, 759 - sala 708 - Centro - 89010-902 - Blumenau/SC
Fone: (47) 3322-4481 - Atendimento: 8h00h às 18h | by softd