ABRH SC | Regional Blumenau - Associação Brasileira de Recursos Humanos

Acesso do Associado



Recuperar Senha

TALENTO

Data: 15/05/2017

lasempresascasavezbuscanmastalentos300x172GG.png

“Talento, palavra de origem latina, é a inclinação natural de uma pessoa a realizar determinada atividade”

(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Talento)

 

Nas minhas pesquisas, também descobri que talento é uma antiga moeda e uma medida de peso na Grécia e Roma antiga … confesso que achei muito interessante, pois o talento nos remete ao “vale quanto pesa” ou mesmo a valoração de cada um em função daquilo que faz utilizando seu talento.

Mas o que é talento? Mais do que isso, como você pode achar?

Dentro dos meus anos trabalhando com desenvolvimento de pessoas, muitas vezes presenciei diversas situações onde talento era tratado como sinônimo de outras características, tais como:

1.       Potencial

2.       Sucesso

3.       Fama

4.       Característica positiva

5.       Algo que não necessita de aperfeiçoamento

Esses são só os mais comuns, mas vamos entender por que isso não é talento:

·         Potencial é uma capacidade que pode ser desenvolvida e talento é algo que já está presente, podendo sim ser aperfeiçoado.

·         Sucesso (além de conceito interno de cada um), é o resultado das ações. O talento pode levar ao sucesso, mas ter talento por si só, se não aplicado, não leva muito longe.

·         Fama, comumente confundida com sucesso, fama é o reconhecimento social. Ter um talento pode sim te levar a fama dentro de seu grupo social, mas só se aplicado, colocado em ação, ou seja, novamente, pode ser uma consequência do talento e não o talento em si.

·         Característica positiva: é importante lembrar que positivo e negativo são julgamentos de valores e, para tal, se faz com base em uma perspectiva, em uma aplicação, ou seja, somente quando se usa o talento pode saber se é uma característica positiva ou negativa. Por exemplo: comumente se diz que ser extrovertido é “sempre” positivo. Já imaginou uma pessoa super extrovertida em uma função que tem que trabalhar sozinha e de forma mais isolada? Com certeza não é uma boa aplicação, não é um talento para aquela função.

·         Não necessita de aperfeiçoamento … a boa e velha síndrome de Gabriela “eu nasci assim, eu cresci assim”. O fato de ser uma inclinação natural não quer dizer que esteja 100% desenvolvida. Sem falar que melhoria continua sempre é interessante.

 

Como achar o que é talento então? Aqui está uma pegadinha, normalmente a última pessoa a descobrir seu talento é você mesmo.

Sim, isso mesmo, você é o último a saber. Por ser uma inclinação natural, o seu talento é fácil para você. É o tipo de coisa que você pensa “nossa, como os outros não conseguem fazer isso??!?! É tão simples!!”. Ou então você começa a perceber que várias pessoas te dizem a mesma coisa e, em muitas vezes, você responde “não, nem sou bom nisso, bondade sua. ”

Sabe o que ocorre para quem não é autoconsciente? Perde a chance de conhecer seu talento e, pior ainda, perde a chance de usá-lo estrategicamente.

O que sempre trabalho é poder usar aquilo que você é bom para te tornar melhor ainda. Então, use estas três dicas para achar seus talentos:

1.       Reflita e mapeie o que é fácil para você realizar

2.       Escute o que os outros te dizem que você faz bem

3.       Mapeie o que sempre te chamam para fazer porque você faz melhor que os outros

Pois sim, um talento normalmente é um ponto cego, por ser tão simples e tão natural para você, você nem se dá conta que é um diferencial seu e perde a oportunidade de usar como alavanca para seu desenvolvimento pessoal e profissional, para seus resultados.

Então, já pensou quais são os seus talentos e em como utilizá-los melhor?

Colaboração:  Cibele Sanches (cibele@rumocoaching.com.br)-  Voluntária ABRH Blumenau

Fonte: http://www.rumocoaching.com.br/talento-5-caracteristicas-3-dicas/

 

 

Imprimir!  

Patrocinadores Standard

logolinkGG.png logopreviscGG.jpg
Todos os direitos reservados © 2017 - 2018 | ABRH Blumenau - Rua XV de novembro, 759 - sala 708 - Centro - 89010-902 - Blumenau/SC
Fone: (47) 3322-4481 - Atendimento: 8h00h às 18h | by softd